domingo, 22 de junho de 2014

LES INVALIDES

                        Um complexo de prédios que ocupa um quarteirão e foi construído com o objetivo de dar abrigo aos soldados veteranos e incapacitados. Fazem parte do complexo o Dôme e a Igreja de St. Louis.
A fachada do Hôtel Des Invalides tem 196 metros de comprimento, atualmente o prédio abriga os seguintes museus: Musée de I'Armée, o Musée d'Histoire Con temporaine e o Musée des Plans-Reliefs.




domingo, 8 de junho de 2014

Campo de Marte (2)

                  






         Passando pelo Campo de Marte até o extremo oposto da Torre Eiffel está a Escola Militar, obra do engenheiro Jacques-Ange Gabriel . Construída no século XVIII por iniciativa do financista Pâris-Duverney e de Madame Pompadour, cujo objetivo era o ensino militar. Em frente a Escola e ainda na área que completa o conjunto, há um espaço onde crianças aproveitam para andar de bicicleta, patinete e é daí que saí um passeio alternativo. o Tour de segway. É o local em que um monumento moderno homenageia a Paz, com suas colunas em que a palavra paz está escrita nos mais diversos idiomas do mundo.
   Para tours de bicicleta ou segway entre no site: www.FatTireBikeTours.com

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Sábado de Primavera no Campo de Marte


            Céu de brigadeiro, temperatura agradável , parisienses e turistas se misturam ao redor da Torre Eiffel e Campo de Marte.






        Champ-de-Mars
     Pela ordem o que foi o Champ-de-Mars:
  *Zona Militar no início:
  * Durante o Antigo Regime e durante a Revolução Francesa foi palco de diversas festas;
  * Na época moderna foi sede de Exposições Universais;
  * Atualmente é um grande espaço ajardinado, um ótimo lugar para passar o dia, fazer um picnic , passear com a família. Para os turistas é um ponto de encontro em torno da Torre Eiffel e onde se espera em longas filas para comprar o bilhete e subir na torre, aliás, a entrada pode ser adquirida pela internet no site oficial da torre.

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Torre Eiffel (2)

  Dados:
       Inaugurada em 15 de maio de 1889, os trabalhos duraram 26 meses, nela trabalharam 150 operários, 50 engenheiros, 40 desenhistas que elaboraram 700 desenhos . Em 100 anos ela recebeu 120 milhões de visitantes. Obra do engenheiro Gustave Eiffel, tem uma altura total de 320 metros, 1710 degraus , elevador de 2 andares . Nos dias mais quentes, com a dilatação do ferro, ela pode ficar 15 cm mais alta.

     

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Torre Eiffel


         A princípio a Torre que era para ser temporária, tornou-se permanente. Teve quem desviava o caminho para não passar por ela: o poeta Paul Verlaine. Com um peso de 10.100 toneladas, com elevadores de dois andares, galeria panorâmica, tem até posto de correio, restaurante, um pequeno museu , ela atrai os turistas , que precisam de muita paciência para enfrentar as filas imensas. Deixei para subir na próxima vinda à Paris, afinal quem visita Paris quer retornar.




 A tela se explica: estavam recuperando o gramado nesse trecho.
A primeira foto é a vista que se tem da torre a partir do Palácio de Chaillot. Para chegar até ela não tenha pressa , no caminho tem detalhes que valem a pena e ela está depois da Ponte d'léna. No caminho tem um belo Carrocel, daqueles que tem tudo a ver com a cidade.
    

domingo, 1 de junho de 2014

Palais de Chaillot


      Edificação em estilo neoclássico com linhas curvas, foi concebido para a Exposição de Paris de 1937 por Azéma, Louis-Auguste Boileau e Jacques Carlu. A harmonis do conjunto se completa com lagos ornamentais e esculturas de bronze, nas paredes dos pavilhões incrições em ouro de versos do poeta e ensaísta Paul Valéry.
     Ó palácio abriga 4 museus:
* Musée de la Marine
* Musée de I"Homme
* Musée du Cinéma Henri Langlois
* Musée des Monuments Français
   Nele também se encontra a Cinémathèque Française e o Théâtre National de Chaillot.






         Do terraço que fica na praça do palácio, nos deparamos com essa vista dos jardins e fontes do Trocadéro e ao fundo a Torre Eiffel, nosso assunto da próxima postagem. Para quem vem de Metro e não a pé como eu fiz é só descer na Estação Trocadéro.