sábado, 31 de maio de 2014

Dia 17 de Maio

             Primeiro dia inteiro para caminhar por Paris. Da Rue des Acacias até a Tour Montparnasse, que no início não estava nos planos , mas como estava perto no final do passeio, aproveitei, assim não teria que voltar outro dia exclusivamente para isso. O mapa já estava visualizado na memória. De tanto repassar antes da viagem acabou se tornando familiar.



  Uma longa caminhada, mas com um cenário desses , nem se percebe. É claro que fazendo paradas com calma, para apreciar cada monumento sem pressa. Essa é a vantagem de se fazer um passeio sem guia estipulando horários. Se você não tem receio de andar só, essa é a melhor opção, você faz o que quer e escolhe seu próprio ritmo. Quando cansar, pare e admire as belezas e o cotidiano de quem vive no lugar. Sente em um café, escolha algo e fique observando , o que mais tem em Paris são cafés, restaurantes , bares.Olhe o Menu e escolha, não precisa saber falar a língua é só apontar que o garçon entenderá. Se ver a palavra Delicatesen , pode entrar, tem coisas maravilhosas para comer e beber.
  Saindo da rua do meu Hotel, segui pela Avenue de La  Grande Armée, que ficava a poucos passos . Meu roteiro seguiu pela Avenue Kleber , uma avenida de poucas quadras, até chegar a minha primeira parada:
A Praça Trocadero, diante dela o Palácio de Chaillot, de onde se descortina uma bela visão da Torre Eiffel e do Campo de Marte.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

O Arco do Triunfo da Étoile


              Monumento do século XIX, o Arco foi construído por decreto de Napoleão. O arquiteto responsável pela obra foi Jean-François Chalgrin e a obra foi concluída em 1836. Na parte superior os 30 escudos representam as batalhas vencidas por Napoleão, abaixo, na frisa, a partida do Exército Francês. Nas colunas: Batalha de Aboukir, vitória sobre o exército turco; Tratado de Viena de 1810, a conquista da Paz; funerais do General Marceau; Batalha de Austerlitz, tropas de Napoleão quebrando o gelo em lago austríaco.Nas paredes dos arcos menores os nomes dos oficiais e a entrada do museu.
             O arco fica na Place de la Étoile , também chamada Place Charles de Gaulle.A chama no túmulo do soldado desconhecido é reavivada todas as noites.
            









       É possível subir até o alto do arco, no meu caso ficou para a próxima ida à Paris. Desta vez optei por ver Paris do alto da Torre Montparnasse, este passeio vocês verão em detalhes nas próximas postagens.
      As entradas para todas as atrações são vendidas também pela internet nos sites oficiais. Aguardem que publicarei todos os sites que possam facilitar sua programação.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aos Amigos, aos conhecidos e desconhecidos...

               Espero que ao narrar minha experiência em Paris, possa contribuir para que voces tirem algumas dúvidas. Viagei sozinha e em nenhum momento me senti insegura, mas vale considerar que isso é comum na Europa (mulheres viajando sozinhas) , coisa que em alguns lugares não é aconselhável.
               Para quem não me conhece, sou gaúcha de Encruzilhada do Sul, Professora de História aposentada, e sempre gostei de viajar. Esta não foi minha primeira experiência em Paris, já havia estado lá em 1987 e vi Paris coberta de neve, minha passagem se resumiu a dois dias. Meu desejo de retornar e passar uma semana por lá, vem desde essa época.
               Embora essa viagem tenha sido planejada nos mínimos detalhes, o roteiro sempre esteve aberto para as surpresas que uma cidade como Paris proporciona. Afinal, quando se está na cidade mais visitada do mundo as possibilidades são inúmeras. Ah, pretendo retornar sim, muitas coisas ficaram para a próxima.



     Pois é, estavam limpando o Arco do Triunfo, a poluição deixa camadas de fuligem. É possivel ver em vários monumentos. Outros locais estavam passando pelo mesmo processo, mas isso não é motivo  para deixar de apreciá-lo em todos os seus detalhes.

           Napoleão disse aos seus soldados:
  " Voces retornarão sob arcos triunfais"

        Ele tem 50 metros de altura, abaixo do arco, bem no centro, fica o Túmulo do Soldado Desconhecido e no dia que cheguei em Paris, os militares estavam prestando suas homenagens em uma cerimônia muito bonita.
         Em nehuma hipótese se deve atravessar a rotatória que tem ao redor do Arco, há passagens exclusivas para isso. O motivo? ali os carros não param, vem das doze avenidas que partem da rotatória do arco.
        Na próxima postagem, os detalhes do Arco e seus significados.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Valeu Teca

                     

        Merci Teca

      Este Blog é resultado de uma viagem de 7 dias à Paris. Mas, sem a generosidade de minha irmã Teresinha Silveira, a Teca, o sonho teria que esperar, e olha que é um sonho de décadas.
      Portanto Teca, nunca vou cansar de dizer:
      
       VALEU TECA! MERCI!