quinta-feira, 29 de maio de 2014

Aos Amigos, aos conhecidos e desconhecidos...

               Espero que ao narrar minha experiência em Paris, possa contribuir para que voces tirem algumas dúvidas. Viagei sozinha e em nenhum momento me senti insegura, mas vale considerar que isso é comum na Europa (mulheres viajando sozinhas) , coisa que em alguns lugares não é aconselhável.
               Para quem não me conhece, sou gaúcha de Encruzilhada do Sul, Professora de História aposentada, e sempre gostei de viajar. Esta não foi minha primeira experiência em Paris, já havia estado lá em 1987 e vi Paris coberta de neve, minha passagem se resumiu a dois dias. Meu desejo de retornar e passar uma semana por lá, vem desde essa época.
               Embora essa viagem tenha sido planejada nos mínimos detalhes, o roteiro sempre esteve aberto para as surpresas que uma cidade como Paris proporciona. Afinal, quando se está na cidade mais visitada do mundo as possibilidades são inúmeras. Ah, pretendo retornar sim, muitas coisas ficaram para a próxima.



     Pois é, estavam limpando o Arco do Triunfo, a poluição deixa camadas de fuligem. É possivel ver em vários monumentos. Outros locais estavam passando pelo mesmo processo, mas isso não é motivo  para deixar de apreciá-lo em todos os seus detalhes.

           Napoleão disse aos seus soldados:
  " Voces retornarão sob arcos triunfais"

        Ele tem 50 metros de altura, abaixo do arco, bem no centro, fica o Túmulo do Soldado Desconhecido e no dia que cheguei em Paris, os militares estavam prestando suas homenagens em uma cerimônia muito bonita.
         Em nehuma hipótese se deve atravessar a rotatória que tem ao redor do Arco, há passagens exclusivas para isso. O motivo? ali os carros não param, vem das doze avenidas que partem da rotatória do arco.
        Na próxima postagem, os detalhes do Arco e seus significados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário